Outubro rosa: previna-se!

Nós, do Belezices, não poderíamos ficar de fora dessa importante campanha que é o Outubro Rosa. Nunca é demais lembrar: é possível, SIM, prevenir o câncer de mama e, por isso, fizemos novamente um bate-bola com o doutor Gustavo Ventura, médico ginecologista e mastologista, membro da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia e da Sociedade Brasileira de Mastologia. Também atua em oncologia mamária e cirurgia reconstrutora da mama. Imperdível!!!

outubro rosa

1- Qual a origem do Outubro Rosa?

Dr. Gustavo Ventura - Em 1990, em Nova York, a ideia surgiu numa corrida de rua no mês de outubro com o objetivo de incentivar as mulheres a realizarem exames preventivos para a detecção precoce do câncer de mama e daí o projeto foi ganhando força. Hoje temos os principais monumentos do mundo iluminados de rosa no mês de outubro e a campanha é mundial.

2- Ganhou um sentido mais amplo nos últimos tempos?

Dr. Gustavo Ventura - Sim, a ideia original era a realização de exames para detecção precoce do câncer de mama e hoje já vemos muitas ações de conscientização no sentido de prevenção da doença. Sabemos que dieta saudável, atividade física regular, amamentar e evitar a obesidade reduzem em 30% o risco da doença.

3- Quem pode ter câncer de mama?

Dr. Gustavo Ventura - É uma doença que pode acometer ambos os sexos e em qualquer idade, embora 99% dos casos sejam em mulheres e 1% em homens. Apenas 10% dos casos parece ter influencia hereditária, e ainda não sabemos quais seriam os principais agentes causadores, mas são fatores de risco: obesidade, etilismo, sedentarismo, menarca precoce, menopausa tardia, reposição hormonal na menopausa por mais de 5 anos e mutações genéticas.

4- Como se prevenir?

Dr. Gustavo Ventura Atividade física regular, dieta saudável rica em legumes, folhas e frutas e pobre em proteína animal e carboidratos; evitar o etilismo, amamentar por pelo menos 6 meses, evitar o sobrepeso e a obesidade já seriam um bom começo.

5- A partir de que idade?

Dr. Gustavo Ventura - A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda a realização da mamografia a partir dos 40 anos anualmente, além disso o auto exame das mamas, a consulta ginecológica com exame físico realizado pelo médico. Nas pacientes com alto risco, exames podem ser solicitados de forma mais precoce.

2013-09-02 20.41.39

Dr. Gustavo Ventura

Postado por:

Ju E.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Leia também

Desenvolvido por Finalité Marketing

Back to Top